top of page
IMG_9274.JPG

QUEM SOMOS

  Em 1980, foi fundada a Sociedade Amigos de Caucaia do Alto - SACA, da qual o atual Presidente da AFCF assumiu a presidência. Foi feito uma pesquisa socioeconômica e constatado, que 400 famílias viviam abaixo da línea da pobreza. Se colocou a pergunta: "O que podemos fazer para amenizar esta situação?" A Sra. Neusa Bromerchenkel, então Diretora da Escola Roque Celestino Pires, propus a ideia da creche para atender as mães solteiras, que precisam trabalhar para sustentar as suas casas. Veio um Pastor evangélico, Sr. Thomas Brassel, com o intuito de adotar crianças abandonadas em abrigos brasileiros, já preparados.   

​​​​  Fundada em 09 de março de 1985 a partir de uma idealização da SACA (Sociedade Amigos de Caucaia do Alto),  da qual participava o Sr. Dr. Paul Gottfried Ledergerber (Presidente da AFCF). A construção da Creche "Criança Feliz" iniciou-se em 1986 e em 1987 iniciou-se o trabalho com 27 bebés em duas casas geminadas emprestadas pelo então Prefeito o Sr. Ivo Mario Isaac Pires. Em1989 foram inauguradas suas instalações.

 

A segunda fase do projeto iniciou-se em 1994, quando a primeira turma deixou a pré-escola para ingressar no primeiro grau do ensino público. Foi inaugurado o Centro Juvenil "Criança Feliz", que teve como objetivo dar  continuidade ao trabalho da creche e pré-escola para as crianças egressas, complementando a educação oferecida pelo ensino público, atendendo crianças e adolescentes de 7 a 14 anos durante o meio período fora da escola pública, oferecendo como atividades  o reforço escolar, musica, artes, esporte, artesanato, escotismo, informática, leitura e o cultivo de hortaliças na horta. Por falta de recursos  financeiros o  Centro Juvenil "Criança Feliz" foi parcialmente encerrado em 2001, mantendo apenas atividades musicais, com o grupo Guaçatom. 

  Em 2009 as atividades de creche e pré-escola foram encerradas passando o atendimento para a rede pública municipal, e a Associação Filantrópica "Criança Feliz" pode retornar ao projeto Centro Juvenil, reestruturando as atividades oferecidas, visando a educação e socialização de crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 16 anos no horário em que não estão na escola.

   Desde a introdução da escola integral, onde as crianças ficam das 07:00 até às 14:00 socorremos os pais com atividades para os seus filhos durante as duas horas remanescentes como capoeira, instrumentos de corda e informática, evitando desta maneira, que as crianças fiquem na rua até a chegada dos pais.

  Durante a pandemia instalamos um sistema de comunicação via internet, para manter o contato com aquelas crianças, que tem equipamento adequado em casa e com sacolas de tarefas para aquelas sem estes equipamentos. Também para as aulas de música individuais foi providenciado um sistema de telecomunicação com áudio e vídeo para manter estas atividades.  

​​

Missão

 Por em prática o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069 de 13 de julho de 1990), reforçando a autoesti-ma e fortalecer a identidade para ser cidadão consciente.

Sendo a educação a chave para os saberes e o desenvol-vimento pleno do ser humano, nos propomos a preencher lacunas com as nossas atividades.

Visão

bottom of page